Um dos eventos mais esperados fora da alta temporada (verão) na praia campista é o Festival de Petiscos que acontece todos os anos no mês de setembro.
A Associação dos Hoteleiros, Comércios e Similares (ASHCOM), da praia do Farol de São Thomé, organizadora do evento, após o sucesso do Circuito de Arraiás, trabalha com afinco na elaboração, engajados na busca, a cada ano, de uma melhor edição do Festival.
O Festival de Petiscos, que teve sua primeira edição em 2013, acontece em dois finais de semana do mês de setembro e dentre as estruturas, montadas na Avenida Olavo Saldanha (Atlântica), conta com estandes dos comércios participantes que comercializam pratos à base de frutos do mar, sempre por um preço fixo, padrão. Estandes de doces e artesanatos, área do palco onde acontece os shows, área kids e outras atrações que garantem a cada ano o sucesso do Festival que se tornou patrimônio cultural imaterial do Estado do RJ.
O projeto de autoria do saudoso deputado estadual Gil Vianna (PSL) foi apresentado em agosto, de 2019, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), sendo publicado a aprovação da lei nº 919/2019 no Diário Oficial de 27 de novembro de 2019, onde declara o Festival de Petiscos do Farol de São Thomé, em Campos-RJ, patrimônio cultural imaterial do Estado.
Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 e 2021, o Festival foi realizado nos próprios estabelecimentos seguindo os protocolos de saúde preconizado pelo Município, retornando com força total ao formato original em 2022.